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Seguro de Transporte Internacional

O contrato de seguro contempla uma operação realizada entre duas partes, o segurado e o segurador, coordenada por uma terceira parte denominada corretor. Em troca do pagamento do "prêmio", a seguradora emite uma apólice assumindo os riscos por possíveis avarias ou perdas da mercadoria durante o seu transporte.

São pré-condições para a realizar uma operação de seguro no comércio exterior a ocorrência de compra e venda de mercadoria e a utilização de transporte internacional para a mesma. É necessário que a condição de venda ou compra determine quem tem a responsabilidade de arcar com a contratação do seguro, o que geralmente se dá conforme a modalidade ou Incoterm escolhido pelas partes.

O prêmio é calculado por um percentual sobre o valor da mercadoria e determinado pelo tipo de transporte, natureza da carga, embalagem, quantidade de manuseios, perecibilidade, destino, distância, período de cobertura, entre outros.

O valor mínimo para segurar uma mercadoria, de acordo com o Incoterms, deverá ser o valor do contrato acrescido de 10% do seu valor CIF. Tomando-se por base operações FOB, o valor do contrato deverá ser adicionado em 25%, de forma a cobrir os custos envolvidos com o frete e demais despesas relacionadas com o sinistro.

O transporte aéreo costuma ter tarifa de seguro equivalente à metade das modalidades marítima e terrestre. O transporte marítimo em contêineres tem redução no prêmio de seguro entre 10 a 20 %. O seguro implica em pequena participação no preço final das mercadorias representando atualmente, em média, 0,2% do preço FOB dos produtos.

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